Vizualizações

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Defeitos de Visão

O olho humano pode apresentar alguns defeitos que levam a dificuldades de enxergar em algumas situações. Conheça, abaixo, os principais defeitos da visão:


Miopia



É um defeito da visão que se dá pelo alongamento do globo ocular.
Nesse caso a retina se afasta do cristalino, fazendo com que a imagem se forme antes da retina, tornando-a não nítida.
O míope tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes. Para ele, o ponto onde a imagem é nítida, está a uma distância finita, maior ou menor, conforme o grau da anomalia.
A correção da miopia é feita comumente com a utilização de lentes divergentes. Ela fornece, de um objeto impróprio (objeto no infinito), uma imagem virtual no ponto remoto do olho. Essa imagem se comporta como objeto para o cristalino, produzindo uma imagem final real exatamente sobre a retina.
 

Hipermetropia



Hipermetropia 
 é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina. Na hipermetropia existe uma diminuição do globo ocular.
 A imagem de objetos próximos é formada além da retina, fazendo com que aquelas imagens não sejam formadas com nitidez.
A correção desse defeito é possível através da utilização de lente convergente. Tal lente convergente deve fornecer, de um objeto real, situado em um ponto próximo do olho, uma imagem que se comporta como objeto real para o olho, dando uma imagem final nítida.
 

Astigmatismo



O astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferentes. Uma córnea normal é redonda e lisa. Nos casos de astigmatismo, a curvatura da córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano. 
A correção é feita com a utilização de lentes cilíndricas capazes de compensar tais diferenças entre os raios de curvatura.

Presbiopia

Distúrbio visual semelhante à hipermetropia, que ocorre com o envelhecimento da pessoa, ocasionando o relaxamento dos músculos.
Porém, se a acomodação muscular for muito grande, o presbíope também terá problemas de visão a longa distância, uma vez que com a aproximação do ponto remoto, o problema se torna semelhante ao da miopia.
A correção nesse caso se dá com a utilização de lentes bifocais (convergentes e divergentes).



Estrabismo



O estrabismo corresponde à perda do paralelismo entre os olhos. Pessoas com estrabismo são chamadas popularmente de "vesgas". Existem três formas de estrabismo, o mais comum é o convergente (desvio de um dos olhos para dentro), mas podem ser também divergentes (desvio para fora) ou verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro). Tal defeito consiste no desvio do eixo óptico do globo ocular, a correção é feita com o uso de lentes prismáticas.


Daltonismo




É a incapacidade de enxergar uma ou todas as cores, principalmente verde e vermelho. É causada normalmente pela genética, mas pode ser causada pelo órgão responsável pela visão, ou lesão neurológica.
Não existe tratamento para este tipo de distúrbio.


Faça o teste! 



Caso você não tenha conseguido distinguir o número 74 na figura, você está com um sinal de daltonismo.


Créditos: Brasil Escola;  Wikipedia

2 comentários: